top of page

Aprimoramento em Gestão Assistencial

Turma presencial em Goiânia

Com o Programa de Aprimoramento Profissional em Gestão Assistencial, será possível atender as necessidades técnicas e específicas das instituições de saúde públicas e privadas, e as demandas de aprimoramento e formação dos profissionais que atuam neste segmento, em plena expansão. Além disso, irá gerar e desenvolver competências gerais e específicas na área, bem como aprimorar a capacidade de reflexão e compreensão da realidade no contexto das Organizações de Saúde.

O curso possui 6 módulos, com conteúdos práticos e teóricos. Os conteúdos destas disciplinas possibilitam ao profissional se especializar e diferenciar-se no mercado, obtendo formação ampla em conhecimentos modernos e atualizados no campo da gestão assistencial, com a adequado gerenciamento das linhas de cuidado, a busca da excelência operacional e uma experiência do paciente encantadora.

A área da saúde demanda profissionais capazes de liderar equipes, de gerenciar fluxos e protocolos e de buscar a melhoria da jornada do paciente. Nessa direção, esse Aprimoramento visa oferecer subsídios teóricos e práticos para uma gestão assistencial competente, com vistas à obtenção de resultados de modo eficiente e eficaz, sendo que o profissional desenvolverá condições para compreender a relevância de práticas de excelência operacional na assistência.

Módulos teórico-práticos

Raio X
  • Excelência operacional nos serviços assistenciais

  • Gestão de linhas de cuidado assistencial

  • Gestão da informação e dados em saúde

  • Gestão de serviços assistenciais hospitalares

  • Governança clínica

  • Experiência do paciente

Ementa

 

Excelência operacional nos serviços assistenciais

O módulo proporciona conhecimento para o uso de métodos visando a melhoria dos processos assistenciais. Realiza, ainda, a aplicação na prática dos conceitos e ferramentas quantitativas e qualitativas para análise e solução de problemas reais e complexos de organizações de saúde por meio de projetos de excelência operacional. Capacita os participantes a atuarem como agentes de mudança e disseminadores dos conceitos de excelência operacional na área de saúde.

Gestão de linhas de cuidado assistencial

O módulo capacita sobre a importância do perfil epidemiológico e a tomada de decisão das linhas de cuidados; O processo saúde-doença-cuidado e os modelos técnico-assistenciais em saúde. E também os procedimentos de trabalho na dimensão do cuidado em saúde. Valoriza ainda as evidências clínicas para a construção das linhas de cuidado e sua utilização, conceito, contextualização e relevância. Fortalece também o perfil assistencial e sua integração com o mapeamento de processos e os protocolos multidisciplinares e gestão de riscos da linha de cuidado.

 

Gestão da informação e dados em saúde

O módulo fornece conhecimentos e habilidades essenciais para a gestão efetiva dos dados e informações referente ao cuidado em saúde considerando a interface entre resultados, protocolos, fluxos e acesso aos serviços. Além de aprofundar sobre os Sistemas de Informação em serviços de saúde, a Transformação Digital na saúde e as tecnologias de informação nesse contexto. Possibilita também um olhar sobre a inovação em saúde e seus desdobramentos para a melhoria da gestão assistencial e a formação para a visão da análise de dados em saúde, a privacidade, segurança e ética em saúde, bem como a utilização de dados em saúde para a tomada de decisão.

Gestão de serviços assistenciais hospitalares

O módulo aborda a gestão dos serviços hospitalares e demais serviços assistenciais, compreendendo a estrutura (dimensionamento, recursos necessários), modelo assistencial e interfaces com os facilities, gestão de custos e gestão de acessos (leitos). Fortalece ainda as atribuições do gestor para a construção e execução do planejamento operacional (processos e resultados por meio de indicadores). Apresenta a interação entre as áreas assistenciais e as áreas de apoio, ou facilities, que são componentes fundamentais da rede de cuidados à pessoa que procura uma instituição de saúde.

Governança clínica

O módulo aborda as melhores estratégias e práticas adotadas por instituições de saúde visando garantir o atendimento do paciente com qualidade, segurança e que possa agregar valor. Por meio das habilidades essenciais para a gestão efetiva do cuidado em saúde, são abordados os pilares da governança clínica alinhados aos protocolos clínicos, ética e responsabilidade social, e tendências e inovações e indicadores promovendo soluções de engajamento do corpo clínico e a prestação da assistência baseada em evidências científicas. A gestão do cuidado visa preparar os profissionais para promoverem o gerenciamento assistencial excepcional e centrado no paciente.

Experiência do paciente

O módulo abrange a transformação da jornada do paciente, desenvolvimento da liderança e equipes para a cultura centrada no paciente, planejamento e monitoramento da experiência do paciente, aspectos de qualidade do atendimento, ambiência, segurança do paciente, comunicação efetiva, desfecho clínico, educação e o engajamento dos pacientes para que participem ativamente das decisões do seu tratamento e façam a gestão do seu próprio cuidado. Proporcionando a conexão dos conhecimentos da gestão assistencial para os resultados efetivos na experiência dos usuários dos sistemas de saúde.

Instrutores

Adriano de Moraes Arantes

Adriano de Moraes Arantes

Gerente Médico no Hugol, Doutor em Ciências médicas, residência em Hematologia e Hemoterapia, especialização em transplante de medula óssea e Sócio-diretor da Clínica Honcord.

Guillermo Sócrates

Guillermo Sócrates

Superintendente Técnico Assistencial na Agir, médico especialista em Infectologia, com MBA gestão em saúde e controle de infecções relacionadas a assistência em saúde, Black Belt Lean Six Sigma. Membro da Sociedade Brasileira de Infectologia. Membro da Comissão Estadual de Residência Médica de Goiás. Membro do Conselho de Especialidades do CREMEGO.

Ciro Bruno Silveira Costa

Ciro Bruno Silveira Costa

Diretor Técnico no Crer, Pós-Graduado em Gestão em Saúde, Médico com Residência em Clínica Médica e em Nefrologia.

Kelvin Cantarelli dos Santos

Kelvin Cantarelli dos Santos

Chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação na Agir, graduado em Análise de Sistemas, com MBA Gestão em TI e MBA Gestão em Saúde.

Cristhiano Holanda Braga

Cristhiano Holanda Braga

Gerente Médico no HDS, Doutorando em Ciências da Saúde com foco em Doenças Neuromusculares, expertise em Cuidados Paliativos, Mestre em Ciências da Saúde com foco em Doenças Neurodegenerativa, especialista em Geriatria.

Thaisa Cristina Afonso

Thaisa Cristina Afonso

Gerente Corporativa de Ensino e Pesquisa na Agir, Doutora em Enfermagem, Enfermeira com MBA em Gestão da qualidade e acreditação, Avaliadora líder na ONA.

Danielle Jaques Modesto

Danielle Jaques Modesto

Gerente Corporativa Assistencial na Agir, Enfermeira com MBA Executivo Gestão em Saúde, especialista em Terapia Intensiva, Gestão de Sistemas e Serviços de saúde e em Auditoria e Regulação.

bottom of page