Muitos profissionais enfrentam dificuldades para transmitir informações de maneira clara e eficiente.
A comunicação, especialmente em ambientes como hospitais, clínicas e outras instituições de saúde, enfrentam constantes desafios, e isso afeta diretamente na qualidade do atendimento prestado e ou até mesmo na segurança do paciente.
Separamos algumas práticas para te auxiliar a efetivar a sua comunicação, tanto para o seu posicionamento, quanto para direcionar reuniões ou apresentações:
✔︎ Preparação e planejamento:
Antes de qualquer coisa, é importante fazer um planejamento ou alinhamento dos seus objetivos, isso ajuda a manter o foco e eficiência na sua comunicação. Posteriormente, você precisará adaptar a sua fala para o público-alvo, compreendendo o nível de conhecimento e fazer uma cobertura interessante sobre o tema selecionado.
✔︎ Habilidades de apresentação:
Mantenha uma postura confiante, faça contato visual e utilize gestos que complementem a sua fala, utilize um tom de voz que engaje as pessoas e fale com clareza, esteja aberto para perguntas e interaja com o público.
✔︎ Tenha um bom direcionamento e apresente melhorias:
Respeite o tempo alocado para cada tópico e evite desviar-se do assunto principal. Um bom gerenciamento de tempo mantém a reunião produtiva e evita discussões intermináveis. Outro ponto importante é criar um ambiente em que todos se sintam confortáveis para contribuir e incentivar a participação ativa.
Reflexão: A comunicação não é apenas uma ferramenta para transmitir informações, mas uma habilidade estratégica que, quando bem aplicada, pode transformar desafios em oportunidades e contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais.
Se você pretende buscar desenvolvimento profissional através de uma comunicação eficiente, te convidamos a fazer parte do nosso curso EAD: ‘Comunicação Efetiva no Trabalho: Como Conduzir Reuniões e Apresentações’, o qual terá dicas e práticas que irão transformar seus resultados e impactar através da sua comunicação. Participe através do link.
Σχόλια