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Por que desenvolver a inteligência emocional é essencial na saúde?



A pandemia da COVID-19, trouxe uma série de preocupações e desafios, principalmente para os profissionais de saúde; nela, foi preciso fortalecer ainda mais cuidado para o bem-estar mental, especialmente para os profissionais que atuaram na linha de frente no combate ao vírus.


Em meio a tantos conflitos e incertezas que a pandemia trouxe, foi necessário muito preparo dos profissionais de saúde e competência, não só na prática funcional, mas também emocional.


Mas qual é a exata relação entre profissionais da saúde e inteligência emocional?


O que é inteligência emocional?


Para darmos início a essa pauta, precisamos entender que nós não já nascemos com a inteligência emocional, mas a desenvolvemos ao longo do tempo.


Saber gerenciar emoções, de forma positiva para evitar estresse, comunicar-se de maneira eficiente, ter empatia e desarmar conflitos, são características da inteligência emocional. É importante sintonizar seus sentimentos com as pessoas que estão ao seu redor, ter equilíbrio e saber lidar com as emoções e as demandas.


Essa habilidade é composta por 5 componentes principais: Autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.


Características importantes que relacionam inteligência emocional x profissionais de saúde


  • Autorregulação e resiliência


    Imagine um hospital cheio, e os pacientes reclamam da lentidão do atendimento, o médico, fazia um atendimento que necessitava de um cuidado maior e um diagnóstico mais elaborado, de repente começa um burburinho no setor. Lidar de maneira calma e equilibrada em situações de alta pressão, saber conduzir conflitos e agir de maneira bem pensada, são habilidades que ajudam na resolução de conflitos.


    A capacidade de se recuperar mediante situações adversas, permite que os profissionais de saúde tenham êxito no desempenho das suas funções.


  • Empatia e relacionamento com os clientes


    A empatia é a habilidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros; no caso dos profissionais de saúde, é importante prover dessa competência, para proporcionar confiança e segurança aos pacientes, compreender suas preocupações e oferecer cuidado humanizado e personalizado; ajuda na comunicação interna, quando os profissionais são valorizados, eles se sentem mais abertos, evitam mal-entendidos, e estabelece um clima de confiança e respeito.


  • Motivação e qualidade de vida


    Propósitos e objetivos profissionais e pessoais é impulsionado pela inteligência emocional. Profissionais de saúde que possui alta IE, estão mais propícios a encontrar bons resultados e satisfação na sua vivência profissional, o que melhora sua qualidade de vida e bem-estar geral.


  • Habilidades sociais e trabalho em equipe


    Manter uma boa relação no ambiente de trabalho, gera motivação e aumenta a produtividade, uma convivência saudável, torna qualquer lugar mais agradável e propício a alcançar melhores resultados.


    Segundo a psicóloga Vanessa Dockhorn, esse conjunto de habilidades facilitam a interação social de forma saudável, ainda segundo ela, é bem possível que você tenha algumas delas desenvolvida, mas não todas, por isso, é importante observar o próprio comportamento e encontrar meios de exercitar tais habilidades.


  • Autoconsciência e autocuidado


    Profissionais da saúde enfrentam frequentemente situações de estresse e excesso de demandas diárias, colocar em prática uma das técnicas da IE, ajudam a amenizar os conflitos circunstanciais, e evita que afete sua saúde mental.


Conclusão:


Para desenvolver essas habilidades, é importante conscientizar-se que é preciso um esforço contínuo, através da prática, reflexão, preparação através de cursos ou capacitação na área, também com doses de reforços diários e feedbacks de outras pessoas. Os resultados começam a aparecer dia após dia, dos profissionais de saúde, tornando assim sua vida mais leve, e sua rotina de trabalho menos sobrecarregada emocionalmente.



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