top of page

Gestão integralizada na enfermagem

Gerenciamento da rotina de trabalho, possibilitando unificar as informações, padronizar e distribuir as tarefas de modo efetivo, garantindo o monitoramento e qualificação dos processos

 


Marina Amaral Teixeira Lôbo

Supervisora do Serviço de Atenção Domiciliar no HDS

 

            Gerenciar a rotina de um líder é uma tarefa que vai além de simplesmente organizar tarefas diárias, trata-se de criar um ambiente propício para a eficiência, produtividade e motivação da equipe. Um líder enfrenta constantemente desafios que podem variar desde a definição de metas até a resolução de conflitos, e a forma como esse gerenciamento é conduzido pode impactar não apenas o desempenho individual, mas também o clima organizacional como um todo.

No Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, administrada pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir, temos diversas atividades correlacionadas, de grande impacto e um grande volume de atividades do dia a dia. Verificamos que seria importante fortalecer indicadores de gestão, pois o foco estava principalmente dedicado a indicadores assistenciais. Dessa forma, o intuito do projeto foi de implementar indicadores para que a equipe se conscientize da importância de mensurar o que é realizado diariamente.

 

·         Estabelecimento de Prioridades:

   Um líder eficaz deve ser capaz de identificar e priorizar as tarefas mais relevantes, garantindo que os recursos sejam alocados de maneira eficiente. Isso contribui para atingir os objetivos estratégicos do serviço de saúde e proporciona clareza à equipe sobre o que é mais importante.

·         Tomada de Decisões:

   Uma rotina bem gerenciada permite ao líder ter tempo e espaço para a reflexão e análise necessária para tomar decisões informadas. Com um ambiente complexo, um líder pode ser tentado a tomar decisões rápidas que podem não ser as melhores a longo prazo.

·         Gestão do Tempo:

   O gerenciamento da rotina ajuda a otimizar o tempo do líder, permitindo que ele se concentre em atividades que realmente agregam valor. Isso inclui reuniões, feedback com a equipe e desenvolvimento de estratégias.

·         Comunicação Eficiente:

   Um líder que tem uma rotina organizada consegue se comunicar de forma mais clara e eficiente com sua equipe. A transparência nas comunicações ajuda a construir confiança e a alinhar expectativas.

·         Desenvolvimento de Equipe:

   A gestão da rotina permite que o líder identifique as necessidades de desenvolvimento de cada membro da equipe. Isso não apenas melhora o desempenho individual, mas também contribui para a coesão e colaboração do grupo.

O Kanban, foi a metodologia escolhida para o gerenciamento desta rotina diária, pois, é uma metodologia visual que permite o gerenciamento de tarefas e projetos de maneira prática e intuitiva. A utilização do Kanban pode trazer diversos benefícios para o gerenciamento da rotina de um líder:

 

·         Visualização do Fluxo de Trabalho:

   O Kanban permite que o líder visualize todas as tarefas em um único painel. Foram realizados treinamentos e reuniões individuais para o entendimento da metodologia e foram incluídos indicadores gerenciais e a equipe teve boa adesão à proposta, com acompanhamento de indicadores como: Taxa de reuniões e eventos com a participação das supervisões; Taxa de tarefas concluídas pelas supervisões dentro do prazo; e Taxa de adesão à capacitações da equipe de enfermagem.

Os indicadores foram desenvolvidos por meio de quadros, nos quais cada supervisão teve seu setor representado por quadros individuais dentro da plataforma. A gerência de enfermagem possui acesso a todos esses quadros e conta com um ambiente de gestão na plataforma. Em seguida, o e-Agir criou um painel que permite a compilação de todos os dados, possibilitando tanto o cálculo da média individual de cada centro de custo quanto a análise geral dos indicadores descritos.

No início do projeto, a adesão à metodologia foi alta, de 90%. A ferramenta deve ser um facilitador durante toda a jornada de trabalho, com esse intuito, estamos indo para a nova fase de automação da plataforma utilizada. Concluímos que compreender a rotina e ter controle sobre as atividades diárias é fundamental para que o líder possa conduzir os processos da unidade com clareza e segurança. A adoção desse novo enfoque trouxe maior transparência ao cotidiano de cada gestor, permitindo a análise detalhada do volume de atividades realizadas diariamente, além de possibilitar a mensuração e a qualificação dessas ações.

A implementação de novos fluxos de trabalho, junto ao estabelecimento de prioridades e à delegação eficaz das tarefas, garante que cada membro da equipe receba responsabilidades compatíveis com suas atribuições. Dessa forma, conseguimos realizar uma gestão eficiente e integrada.

Esse processo não apenas permite à gerência de enfermagem monitorar o que está sendo executado, mas também facilita a readequação das atividades dos subordinados. Assim, promovemos uma gestão integralizada na enfermagem do Hugol, que proporciona um acompanhamento mais eficaz e otimiza as demandas.



 
 
 

Comments


bottom of page