top of page

Gerenciamento do Cuidado Integral por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Redução do custo de 8% com a otimização da alta do paciente





Luciana da Silva Oliveira

Supervisora de Enfermagem de Queimados e Clínica Médica no Hugol



A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método organizado e sistemático utilizado para garantir uma assistência de enfermagem de qualidade e centrada no paciente. A SAE é composta por cinco etapas inter-relacionadas, conhecidas como Processo de Enfermagem (PE), sendo elas: Coleta de Dados, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento, Implementação e Avaliação.

Esta ferramenta deve ser aplicada aos pacientes em todos os serviços de saúde que prestam o cuidado de Enfermagem, seja público ou privado, e tem como objetivo a redução das complicações que possam surgir durante o tratamento, fazendo com que seja facilitada a adaptação e recuperação do paciente.

A implementação da SAE oferece diversos benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde e a instituição como um todo, tais como: melhoria na qualidade do cuidado, individualização do cuidado, aprimoramento da comunicação, documentação adequada, suporte à tomada de decisão, promoção da educação em saúde, facilitação da avaliação e melhoria contínua, valorização da categoria profissional e cumprimento de normas regulamentadoras.

No início do projeto, a adesão à SAE na unidade de queimados do Hugol - Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, administrada pela Agir – Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde, era de 86%. Na verificação do relatório, como parte do projeto do Programa de Desenvolvimento de Líderes – PDL, foi observada uma inconsistência que se deu devido à demora do paciente em chegar à unidade após o leito cedido, o que impactou no resultado do relatório de acordo com os pacientes internados pelo sistema MV.

Realizou-se então, auditoria interna nos prontuários semanalmente de agosto a outubro de 2023, para verificação da realização da SAE, em que foi constatada a realização em 100% dos prontuários auditados, tendo em média 5prescrições por pacientes, o que resultou em 100% de adesão à SAE.

Outra ação para o alcance do objetivo foi em parceria com o gestor médico que nos apoiou com a melhora dos agendamentos cirúrgicos dos pacientes da especialidade de queimados, participação do cirurgião plástico na visita multidisciplinar diária, resultando assim na redução da média de permanência de 13 para 11 dias durante este período, o que alcançou uma redução no custo de 8%. Foi criado também nas abas de prescrição de enfermagem “pacotes de prescrição” específicos para os pacientes da especialidade de queimados, em que foi possível otimizar o tempo de realização e auxiliar o enfermeiro na gestão do tempo durante o plantão.

Uma vez que apresentamos maior eficiência, melhorando o tempo médio de permanência, número de saídas, conseguimos realocar os pacientes que estão internados fora da especialidade de queimados, para a clínica correta, proporcionando um melhor acompanhamento e otimização do giro de leitos.


 


23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page