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Programa de Aprimoramento Profissional em Gestão em Saúde (Remoto)

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Com o Programa de Aprimoramento Profissional em Gestão em Saúde (Remoto ao vivo via Zoom) do Ensino Agir e ONA, será possível atender as necessidades técnicas e específicas das instituições de saúde públicas e privadas, e as demandas de aprimoramento e formação dos profissionais que atuam neste segmento, em plena expansão. Além disso, irá gerar e desenvolver competências gerais e específicas na área, bem como aprimorar a capacidade de reflexão e compreensão da realidade no contexto das Organizações de Saúde.

O curso possui 6 módulos, com conteúdos práticos e teóricos. Os conteúdos destas disciplinas possibilitam ao profissional se especializar e diferenciar-se no mercado, obtendo formação ampla em conhecimentos modernos e atualizados no campo da gestão de serviços de saúde, bem como o aprimoramento da compreensão de que as organizações do setor possam sobreviver num ambiente competitivo e, ao mesmo tempo, prestar um serviço de boa qualidade e essencial à sociedade.

A área da saúde demanda profissionais capazes de liderar equipes, de gerenciar processos e de buscar a melhoria da qualidade dos serviços continuamente. Nessa direção, esse Aprimoramento visa oferecer subsídios teóricos e práticos para uma gestão competente, com vistas à obtenção de resultados de modo eficiente e eficaz, sendo que o profissional desenvolverá condições para compreender a relevância de uma gestão com foco na qualidade e que sejam capazes de implementar sistemas de gestão.

Logo Ensino Agir

Módulos teórico-práticos, remotos ao vivo, via zoom

Reunião da equipe virtual
  • Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde

  • Gestão Estratégica em Saúde

  • Gestão dos Serviços de Saúde

  • Gestão de Pessoas em Saúde

  • Gestão de Projetos em Saúde

  • Gestão da Hotelaria em Saúde

Ementa

 

Gestão estratégica em saúde

A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.​

Gestão dos Serviços de Saúde

Num cenário de extrema competitividade, o segmento de saúde deve adotar práticas de gestão adequadas que contribuam para um melhor desempenho de suas atividades. Nesse contexto, a disciplina ganha protagonismo, exigindo dentre outros aspectos, conhecimentos sobre os serviços de infraestrutura, seus conceitos, atribuições, principais rotinas e suas interrelações com seu desempenho e resultados, em perfeita harmonia com o preconizado pelo planejamento institucional, de forma a contribuir para o melhor funcionamento da assistência em saúde.

 

Gestão de Pessoas em Saúde

A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e políticas de recursos humanos.

Gestão de Projetos em Saúde

Conceitos fundamentais de projeto. A evolução da gestão de projetos. O gerente de projetos. Escritórios de projetos. Os principais envolvidos nos projetos. Benefícios da gestão de projetos. Estruturas organizacionais para projetos. As áreas de conhecimento da gestão de projetos. Os processos de gestão de projetos.

Gestão da Hotelaria em Saúde

Esta disciplina apresenta modelos de Implantação Operacional de Serviços Hoteleiros (HH), Fundamentos de Hospitalidade e Humanização na Hotelaria para Saúde, Fundamentos de Designação Internacional Planetree, Departamentos da Hotelaria na Saúde (Nutrição Hospitalar, Atendimento Hoteleiro, Governança Hospitalar, Serviços de Conforto, Segurança Patrimonial, Hospitalidade, Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde, Hotelaria para Médicos), Indicadores de Hotelaria.

Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde

Esta disciplina integra os profissionais nos conceitos da Qualidade para Serviços de Saúde, desde as Políticas Institucionais, Gestão por processos, Gestão de Riscos, Gestão documental, Segurança do Paciente e noções TeamStepps, bem como introdução aos modelos de Acreditação aplicados as organizações de Saúde e metodologias de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde e seus respectivos indicadores.

Instrutores

Ana Karolina Oliveira Barros

Ana Karolina Oliveira Barros

Diretora Corporativa de Recursos Humanos na Agir. Mestranda em Psicologia do Trabalho. Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas por Competências e Coaching e Black Belt em Lean Six Sigma.

J. Antônio Cirino

J. Antônio Cirino

Diretor de Ensino e Desenvolvimento na Agir. Gestor da qualidade. Doutor em Comunicação e Sociabilidade, especialista em Gestão de Projetos e Black Belt em Lean Six Sigma . Autor no livro Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde.

Daniel Paiva

Daniel Paiva

Coordenador de Operações na Agir. Biólogo, especialista em Gestão e Química do Meio Ambiente, especialista em Perícia, Auditoria e Sistema de Gestão Ambiental e Black Belt em Lean Six Sigma.

Luiz Carlos Junio Sampaio Teles

Luiz Carlos Junio Sampaio Teles

Diretor Geral do HDS. Administrador. Especialista em Gestão de Negócios, Black Belt em Lean Six Sigma e pós-graduando em Gestão Executiva em Saúde.

Dante Garcia de Paula

Dante Garcia de Paula

Superintendente de Gestão e Planejamento na Agir. Mestre em Saúde, Administrador Hospitalar e Green Belt em Lean Six Sigma.

Vitor Marquez Peixoto

Vitor Marquez Peixoto

Diretor Corporativo de Operações e Logística na Agir. Engenheiro de Produção, especialista em gestão de projetos e Black Belt em Lean Six Sigma.

Validação pedagógica do programa pela ONA

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Gilvane Lolato

Gerente Operacional na ONA. Graduada em Administração de Empresas pela UGF-RJ, com MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela INESP-SP. Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Mestre em Gestão e Metodologias da Qualidade e Segurança da Atenção em Saúde no Instituto Avedis Donabedian, Espanha.

Atua na área da Gestão da Qualidade, Segurança do Paciente e Acreditação há mais de quinze anos, onde participei da implantação do modelo de Acreditação em Saúde na metodologia nacional em mais de 20 organizações públicas e privadas.

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Péricles Góes da Cruz

Superintendente Técnico da Organização Nacional de Acreditação – ONA. Graduado em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, Pós-graduado em Administração Hospitalar e em Gerência Hospitalar, é o

Foi Coordenador-Adjunto do Programa de Garantia e Aprimoramento da Qualidade em Saúde do Ministério da Saúde; e Coordenador do Projeto de implantação de Acreditação de Serviços de Saúde do Ministério da Saúde.

Fellow e ISQua Expert da International Society for Quality in Healthcare – ISQua e Membro da SOBRASP, é um dos Fundadores da ONA e participa da autoria e desenvolvimento dos Manuais da ONA desde sua fundação.

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